domingo, 17 de agosto de 2014

Cuidados diários com a pele - Lavagem do rosto


E porque hoje é Domingo, há mais tempo para dedicar aos cuidados da pele do rosto. E para escrever também. ;-)

Este post é unisexo. Porque cuidar da pele do rosto (e da pele em geral!) não é coisa de mulher (ou homem) fútil. É coisa de quem se preocupa minimamente em manter funcional a “casca” com que se passeia por aí uma vida inteira o corpo.

Mesmo para quem não usa maquilhagem, a importância da limpeza e da hidratação da pele do rosto é extrema. Sobretudo à noite, quando regressamos de um dia inteiro de agressões (poluição, radiação UV, etc.). Para quem usa maquilhagem, a importância de uma boa limpeza duplica!

Eu não uso maquilhagem no dia-a-dia, e por isso este post é apenas sobre uma limpeza “básica”. Mais à frente falarei sobre desmaquilhantes e outros produtos para a remoção da maquilhagem, ANTES da limpeza.

Limpeza Nocturna:

1 - Desmaquilhar (quando há maquilhagem. Fica para outro post)

2 – Complementar o passo anterior com água micelar. Quando não há maquilhagem, uso apenas a água micelar aplicada com um disco desmaquilhante.

(eu uso a Sensibio H2O da Bioderma. É um pouco forte, mas refrescante e remove todos os restos de maquilhagem deixados pelo desmaquilhante. Eu uso esta por sugestão daqui, mas há muitas outras marcas, incluindo a Corine de Farme, com a qual me dou muito bem. Mas não gosto de todos os produtos da linha de rosto. Esta é uma conversa para outro post!)


3 – Lavar

(eu uso o “Gentle Cleanse & Make-Up Remover” ou o “Foaming Face Wash”, ambos da marca Green People)


4 – Tonificar

(eu uso o gel tonificante Hydrating Firming Serum da mesma marca)

5 – Hidratar

(é bom usar um creme específico de noite – entre outras coisas, sem óleos -, ou então nada. Eu uso o creme de noite Fruitful Nights.)


Nota: há quem use um exfoliante diário. Eu não consigo. Por muito suave que seja. Mas o uso de um exfoliante é importante, para manter a pele preparada para algum tratamento que se vá fazer, mesmo que seja só a hidratação por via de um creme específico para o efeito. E por essa razão faço uma exfoliação duas a três vezes por semana recorrendo ao exfoliante Fruit Scrub Exfoliator!)


A Limpeza Matinal é igual em todos estes passos, excepto o creme hidratante. Substituo o creme de noite pelo creme de dia Day Solution Moisturiser.


Seguindo esta rotina diária, é notória a frescura, tonificação e suavidade que a pele ganha. Para não falar da redobrada eficácia dos tratamentos que sejam necessários! A pele fica muito melhor preparada, receptiva e com um aspecto muito mais saudável e uniforme. Até os homens que se preocupam em manter a pele bem hidratada me darão razão quando digo que assim, o acto de barbear todas as manhãs fica bem mais fácil! Não dão? ;-) Vá, "acusem-se"!

Dá trabalho, mas até dá gosto olhar para o espelho e ver uma pele assim, luminosa! Até o sorriso fica mais aberto!

Sobre a Green People:

Trata-se de uma marca de que gosto muito! De todos os produtos que já experimentei, na verdade. É das poucas que não colide com a sensibilidade da minha pele e é eficaz naquilo que se propõe fazer. É uma marca britânica, e até agora ainda não encontrei quem venda cá em Portugal. Costumo encomendar os produtos através de um site especializado em cosmética, também baseado no UK e que envia gratuitamente para todo o mundo para compras de montante superior a €10,00, salvo erro.

Deixo aqui o manifesto da marca do qual transcrevo um excerto:

"Determined to introduce regulation in an industry where you only need 1% of natural ingredients to call your products ‘natural’, Charlotte approached the Soil Association to encourage them to form standards for organic health and beauty products. Charlotte was, in 1999, invited to be on this committee, designing the first standards for organic beauty. Charlotte, and later Green People’s Cosmetic Scientist Ian Taylor, played a huge role in setting natural & organic cosmetic standards. "

Convido-vos a dar uma vista de olhos nas listas de ingredientes dos produtos.

Edit: os produtos desta marca são unisexo. Praticamente não têm aroma. E como se isso não bastasse, há uma linha declaradamemte sem perfume, que além de ser hipoalergénica, ainda serve perfeitamente para o sexo masculino.

Sem comentários:

Enviar um comentário