domingo, 24 de agosto de 2014

Exercício e alongamentos

Fazer um bom alongamento no final do treino é muito importante.

O alongamento é um movimento natural do corpo e o melhor exemplo de que me lembro para exemplificar este agrumento é o espreguiçar. Não ocorre apenas de manhã, embora nesta altura do dia seja mais notório.

Após o exercício intenso, o alongamento serve para que os músculos e tendões voltem a um estado de tónus confortável. O exercício muscular específico, requer um enorme esforço de contracção por parte dos músculos e um trabalho intenso por parte de todos os tendões e ligamentos existentes na área trabalhada. O alongamento serve para ajudar todos os elementos anatómicos participantes do exercício a regressarem à sua posição natural de repouso.

Um alongamento bem executado após um treino muscular intenso, ajuda a evitar lesões musculares e de tendões. É tão importante como um aquecimento prévio antes da sequência de exercícios. Além disso, minimiza um pouco aquelas dorzinhas e sensação de "emperrado" do dia seguinte... hehehehe

Siberian Tiger by Malene Th.jpg
"Siberian Tiger by Malene Th" by Malene Thyssen - Own work. Licensed under CC BY 2.5 via Wikimedia Commons.

Até os "gatinhos" se esticam todos! ;-)

1 comentário:

  1. Eu faço alongamentos também "antes" dos exercícios. Fico com a impressão que isso também ajuda a evitar lesões (mas é só um "feeling" ;) rs)

    ResponderEliminar